mkt@lavoroagro.com.br (65) 3365 9499

Notícias e Novidades

publicado em 18 de agosto de 2021

Lavoro passa a integrar maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo

Lavoro passa a integrar maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo

 

A LAVORO acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. 

Este passo significa que a Lavoro está comprometida com uma gestão orientada pela sustentabilidade, preocupada em agir diante das metas previstas nos ODS 2, Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 8, Trabalho Descente e Crescimento Econômico; ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis.  Em 2021, o grupo Lavoro instituiu seu Comitê ESG, para tratar de temas ambientais, sociais e de governança no nível da alta liderança, e criou uma gerência de sustentabilidade para dar tratamento adequado a estes temas de forma transversal a nossas operações e portfólio. 

Entre as ações já tomadas pela empresa estão o a realização do nosso primeiro inventário de emissões de gases do efeito estufa, para que possamos criar metas de redução em prol da agenda climática do agronegócio e a produção que nosso primeiro relatório de sustentabilidade seguindo protocolo GRI, para que possamos acompanhar indicadores relevantes para a performance socioambiental e financeiro da empresa. 

Estão em curso, ainda, um levantamento de práticas de impacto ambiental e social positivos adotadas localmente pelas unidades e a medição de indicadores como consumo de água, energia, gestão de resíduos, além de dados do público interno. Estes levantamentos estão sendo conduzidos em parceria com equipes de todas as empresas, de maneira integrada, para que possamos estabelecer metas adequadas a uma operação boa para o meio ambiente, para as pessoas e para as comunidades em que estamos presentes.

A vocação para estabelecer esse compromisso com o Pacto Global reside no papel que o agronegócio desempenha em prol do desenvolvimento sustentável, e é uma realidade dentro de casa. Nosso portfólio de soluções ao produtor rural conta com a linha de produtos da Agrobiológica Sustentável, a partir de agentes biológicos benéficos de alta performance, que contribuem no resultado do manejo das pragas e doenças do solo e de plantas. São soluções que utilizam o conceito de inimigos naturais, controlando microrganismos que causam danos às plantas ou que tornam solos mais saudáveis para o cultivo, garantindo sustentabilidade à produção, e o uso racional de defensivos tradicionais, mitigando riscos de presença de resíduos químicos em alimentos e no meio ambiente. 

Além da agricultura sustentável, a Lavoro atua em frentes importantes como uso seguro de defensivos agrícolas, avaliação socioambiental de clientes condicionando a concessão de crédito, adoção de energia renovável, ecoeficiência, logística reversa de embalagens e na disseminação de seu programa de ética e integridade junto a todas as partes interessadas. 

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. 

O que é a Rede Brasil do Pacto Global

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento das empresas com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1100 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br